quarta-feira, 24 de junho de 2015

ATENÇÃO ESTETICISTAS! SOBRE DLM NO SUS


No ano de 2009, 25 de agosto no auditório Nereu Ramos na Câmara Federal, foi realizada a audiência pública solicitada pela FEBRAPE para debater a Regulamentação do Esteticista no Brasil. Nesta reunião estiveram presentes os Ministérios da Educação, Trabalho, Saúde e Previdência INSS. O debate girou em torno do PL959/2003, a fim de pressionar o legislador para atender as reivindicações dos Esteticistas Brasileiros.
A questão do Esteticista na área da saúde e sua inserção no SUS entrou no debate e, o MS Ministério da Saúde foi "contra". Leiam com atenção as notas taquigráficas oficiais da Câmara dos Deputados anexas a essa postagem.
Cabe ressaltar que , a muitos anos a FEBRAPE e entidades profissionais dos Esteticistas lutam para garantir a sociedade brasileira os serviços de estética na área da saúde. Entendemos que saúde não é apenas ausência de doenças, mas a prevenção das mesmas com todos os instrumentais e atividades cabíveis para a promoção da boa saúde. A estética não é simples futilidade, mas tem o papel de profilaxia no meio da saúde. Podemos citar os procedimentos de acne simples com a limpeza de pele, o P.O.E. pós operatório Estético, o procedimento estético pós queimadura, a DLM e muitos outros que promovem o bem estar do indivíduo.
A questão do Projeto de lei 708/2007 da DLM no SUS para tratar paciente de oncologia (CA) da Câmara Federal que visa promover a DLM Drenagem Linfática Manual. Conforme alteração da propositura inicial pelo voto da Deputada Jô Morais,não estabelecendo reserva de domínio a nenhuma profissão, como descreve em seu voto. Exigindo formação superior e respaldo do Conselho profissional. Temos que ler e interpretar o texto la luz do direito, pois o entendimento dessa questão é muito importante. Devemos sempre fazer uma leitura com atenção, a fim de entender a real intenção do legislador. Por isso abrimos sempre o debate aqui em nossa página para garantir o conhecimento do Esteticista de tudo que ocorre em torno da profissão Estética.
Jamais deixaremos de lutar em todas as esferas em prol dos direitos dos trabalhadores Esteticistas.

Fonte: texto do SINDETTERJ - Facebook
https://www.facebook.com/sindestetica.sindicatos






Nenhum comentário:

Postar um comentário